Cuidados com a Aparência


Assim como você, seu Honda precisa de cuidados. Veja tudo o que você pode (e deve) fazer para deixá-lo sempre com aparência de carro novo.
 

Lavagem

As lavagens frequentes ajudam a preservar a aparência de seu veículo. A sujeira e a areia podem riscar a pintura, enquanto pingos de seiva de árvores, detritos de pássaros e agentes químicos de chaminés prejudicam permanentemente a aparência do veículo.

Lave o veículo na sombra, sempre com a parte externa da carroceria fria.

Use somente os solventes e produtos de limpeza recomendados no manual.

Jogue água em abundância sobre toda a carroçaria do veículo para remover a poeira.

Lave o veículo utilizando uma solução de água e xampu neutro específico para veículos, e utilize uma esponja ou pano macio. Comece pela parte superior até chegar na parte inferior. Enxágüe com bastante água.

Inspecione a carroçaria quanto a manchas de óleo e asfalto, resíduos de tinta de sinalização, pingos de seiva de árvores, detritos de pássaros, lama e sujeira acumuladas em determinados locais.

Enxágüe imediatamente o veículo para não danificar as peças de acabamento. Lembre-se de encerar e polir essas áreas, mesmo que o restante da carroçaria não necessite de polimento.

Após lavar e enxaguar toda a parte externa da carroçaria seque-a com um pano macio. Se o veículo secar naturalmente ao ar livre, surgirão pontos opacos e manchas de água na pintura.

Ao secar a carroçaria, inspecione se existem riscos na pintura que possam causar corrosão.

Aplicação de Cera

Sempre lave e seque todo o veículo antes de encerá-lo. A aplicação de cera deve ser feita sempre que a água depositada sobre a carroçaria formar poças grandes, e não gotas pequenas.

Use sempre cera em pasta ou líquida de alta qualidade. Faça a aplicação de acordo com as instruções do fabricante.

A cera cobre o acabamento do veículo e protege contra possíveis danos causados pela exposição ao sol, poluição do ar, manchas de óleo e asfalto, etc. 

Polimento
Os polidores e as ceras de limpeza podem restituir o brilho perdido à pintura. Em geral, os polidores contêm abrasivos suaves e solventes que retiram a camada final da pintura. Se após a aplicação de cera, o acabamento da pintura de seu veículo Honda não apresentar o brilho original, utilize um polidor.

A remoção de piche, insetos, etc., utilizando-se solventes, também retira a cera.Não se esqueça de reaplicá-la nessas áreas mesmo que o restante da carroçaria não necessite ser encerada.

Rodas de Liga Leve

Limpe as rodas de liga leve da mesma forma que a carroçaria. Lave-as com a mesma solução e seque-as completamente.

As rodas apresentam um revestimento protetor que evita a corrosão e formação de manchas. A utilização de produtos químicos, comercialmente disponíveis, incluindo alguns limpadores para rodas, ou escovas com cerdas duras podem danificar esse revestimento. Use somente detergente neutro e esponja ou escova macia para lavar as rodas.

Retoque da Pintura
As concessionárias autorizadas Honda utilizam tinta para retoque de pintura da mesma cor de eu veículo. O código de cor está impresso numa placa fixada na coluna da porta do motorista. Para garantir a obtenção da cor exata, apresente o código de cor de seu veículo para a Concessionária.

Todas as vezes que for lavar o veículo, verifique se existem riscos ou falhas na pintura. Para evitar corrosão, efetue imediatamente os reparos e a manutenção em uma Concessionária Autorizada Honda.

Antena de Teto

Ao utilizar um lava – rápido automático, certifique-se de remover a antena de teto, desenroscando-a com a mão.

Isto evita que a antena seja danificada pelas escovas do lava – rápido.

Estofamento

Limpe os estofamentos freqüentemente utilizando um aspirador de pó. Para limpeza geral, use uma solução de sabão neutro e água morna. Para remover manchas mais difíceis, utilize um limpador comercialmente disponível.

Primeiro, aplique o produto em uma parte oculta do estofamento e certifique-se de que não cause descoloramento ou manchas.

Siga as instruções do fabricante.

Painel

Remova o pó e a sujeira, utilizando um aspirador de pó.

Limpe o painel com um pano macio umedecido em uma solução de sabão neutro e água.

Carpetes e Tapetes

Limpe os carpetes e tapetes freqüentemente, utilizando um aspirador de pó.

O acúmulo de sujeira e pó acelera o desgaste. Use um produto tipo espuma para limpeza de carpetes, comercialmente disponível. Aplique o produto com uma esponja ou escova macia, seguindo as instruções do fabricante.

Couro

Limpe as partes revestidas de couro freqüentemente, utilizando um aspirador de pó. Preste muita atenção a dobras e costuras. Para a limpeza, use um pano macio umedecido em água. Em seguida, passe um pano limpo e seco. Se for necessária uma limpeza mais profunda, use um sabão específico para couro, tal como sabão neutro. Aplique-o com um pano úmido e macio. Em seguida, passe um pano limpo e seco.

Vidros

Limpe as partes internas e externas dos vidros, utilizando um produto de limpeza, comercialmente disponível. Também é possível utilizar uma solução com uma parte de vinagre em dez partes de água. Isso removerá a opacidade acumulada nos vidros. Para a limpeza de todos os vidros e superfícies plásticas, utilize um pano macio ou toalhas de papel.

Desembaçador Traseiro

Os filamentos do desembaçador estão localizados na parte interna do vidro traseiro. Ao limpar a parte interna do vidro traseiro, limpe-os ao longo dos filamentos, no sentido horizontal.